Indique este site        
 

BOLETIM

Saiba as novidades do site por e-mail e acesse arquivos exclusivos.

E-mail:

 

APRENDIZAGEM

Acessando um estado adequado para aprender

Aplique uma estratégia de um minuto e aprenda melhor

Depoimentos

"Dei início ao exercício proposto na matéria 'Acessando um estado adequado para aprender'. Está sendo muito útil no momento em que estou vivendo, que é estudar para prestar provas para um concurso público, a ser realizado em breve. Muito obrigada pelo seu trabalho, que ajuda e continuará ajudando outras pessoas."

Cynthia ("April")

Estar no estado apropriado para a atividade que se vai executar pode ser útil para um maior rendimento. Para dormir é melhor estar com sono; para trabalhar pode ser melhor se sentir disposto; para amar...

Para uma atividade de aprendizagem, você deve concordar que quanto mais relaxada, concentrada e receptiva a pessoa estiver, mais vai assimilar. Para acessar esse estado, você pode usar um procedimento rápido, descrito por James Braid no livro Neurypnology:

1 - Coloque os olhos para cima e centrados, como que olhando para o espaço entre as sobrancelhas. Talvez um ponto no teto ajude.

Você perceberá que existem sinais de relaxamento na respiração, tensão muscular nos músculos da face, tamanho das pupilas,etc.. É importante que fazer isso por no máximo 1 a 1 ½ minuto; caso contrário os olhos poderão ficar cansados.

2 - Permanecendo relaxado, com a mente relaxada, mova os olhos para baixo e depois olhe para o instrutor.

Segundo Braid, há evidências de que ajuda o sincronismo dos lados esquerdo e direito do cérebro. Em particular, apliquei-a (também) em um momento desinteressante de um workshop, e efetivamente consegui ficar mais concentrado no palestrante.

Virgílio Vasconcelos Vilela

(a partir de texto enviado por Edinéa Vieira - Mesquita/RJ)

Veja também:

Nesta seção: Estratégias para enriquecer o aprendizado

Inteligência Emocional:

- Uma estratégia para ancorar estados

- Como acessar estados desejados - alternativa 2

 

Indique esta página para um amigo

 

 

 

Copyright 2002- Virgílio Vasconcelos Vilela

Permitida a reprodução desde que citados o autor e a fonte (obséquio dar conhecimento)