Indique este site        
 

BOLETIM

Saiba as novidades do site por e-mail e acesse arquivos exclusivos.

E-mail:

 

MEMORIZAÇÃO

Evitando confusão das teclas de atalho

Lembre-se do que você sabe no momento certo

Quem usa vários programas de computador e usa teclas de atalho sabe que a mesma função pode ter teclas diferentes: salvar aqui é Control-S, ali é Control-B e acolá é F2. Aqui vai uma dica rápida e precisa para quem vive se confundindo.

Quando estamos "carecas" de saber algo e nos confundimos na hora de agir, uma causa típica é perdermos o contexto mental do que estamos fazendo. Contexto é o quadro de referência para interpretação e decisão. Por exemplo, a interpretação das palavras é muito contextual. Qual é o significado de "peça"? Tempo do verbo pedir? Algo do teatro? Um componente de uma máquina? Um enrolado de tecido? Só podemos saber o significado preciso fazendo referência ao contexto.

Assim, para acertar a tecla, é só se lembrar antes em qual contexto você está, indicado pela janela ativa do computador. Por exemplo, você decide salvar. Onde estou? No Word. Então é... você é quem sabe, o importante é ter claro onde você está. 

Note que não há o que aprender, é só se organizar. E praticando algumas vezes, logo isso vai se tornar automático e definitivo.

Virgílio Vasconcelos Vilela

Indique esta página para um amigo

 

 

 

Copyright 2002- Virgílio Vasconcelos Vilela

Permitida a reprodução desde que citados o autor e a fonte (obséquio dar conhecimento)