Indique este site        
 

BOLETIM

Saiba as novidades do site por e-mail e acesse arquivos exclusivos.

E-mail:

 

MEMORIZAÇÃO

Memorizando palavras difíceis

Boba, mas funciona!

Depoimentos

"Lamentei não ter o Envie este artigo na matéria da Ana Luisa, é muito engraçada, de uma criatividade imperdível. Adoraria enviar para algumas pessoas nao só como forma de incentivo a criar âncoras para memorização mas 
para também rir um pouco. Eu dei muita risada!"

Viviane Arana

Salt Lake City - Utah/EUA

Sou professora de Biologia no ensino médio e gosto de tornar as aulas divertidas sempre que possível, o que é bom para mim e para os alunos, já acostumados com meus improvisos. 

Outro dia, trabalhando com taxonomia de algas protistas, cujos nomes os alunos em geral têm dificuldades de lembrar, resolvi inventar algo para facilitar sua memorização pelos alunos. Os nomes eram:

1) Euglenófitas - Exemplo: euglena

2) Pirrófitas - Exemplo: dinoflagelados

3) Crisófitas - Exemplo: diatomáceas

Para "euglena", interpretei:

A índia se apresenta para o cara-pálida, bate a mão no peito e diz:

- Mim Glena.

Ao que o cara-pálida conserta:

- Mim, não. EU.

- OK, Eu Glena.

Para "pirrófitas", fingi que espirrei e emiti o som "espirrófitas!".

Para "diatomáceas", novamente a atriz:

Duas amigas do interior de Minas se encontram:

- 'Dia, Tomácea.

- 'Dia! Cris, ó fita cocê mimprestô!

Horríveis? Sim, mas os alunos agora lembram dos nomes, a partir da associação que fizeram (e dos risos, certamente).

Uma das alunas comentou: "Acho que nenhum dos alunos vai esquecer esses nomes, é um jeito bobo de aprender, mas o efeito é bom. Só as pirrófitas é que acho que vão confundir na prova e escrever 'espirrófitas'".

Ana Luisa Miranda Vilela

Brasília/DF

Sites: www.biologia.bio.br e www.afh.bio.br

Indique esta página para um amigo

 

 

 

Copyright 2002- Virgílio Vasconcelos Vilela

Permitida a reprodução desde que citados o autor e a fonte (obséquio dar conhecimento)