BOLETIM

Saiba as novidades do site.

Seu e-mail:

 

OBJETIVOS & DECISÃO/AVANÇADO

Obtendo referências para se direcionar

Pode estar o melhor norte/no exato dia da sua morte

"Para ler as próximas páginas, por favor providencie um lugar onde possa ficar sozinho, e evite ser interrompido. Tire tudo da cabeça, a não ser o que estiver lendo e o convite que farei. Não se preocupe com seus compromissos, negócios, família ou amigos. Apenas abra sua mente e me acompanhe de perto.

Construa uma imagem mental da sua pessoa, comparecendo ao enterro de um ente querido. Com os olhos da mente, observe enquanto guia até o local do velório, estaciona o carro e sai. Conforme entra na prédio, nota as flores, a música suave do órgão. Você repara nos rostos dos amigos e da família à medida que entra. Sente que todos compartilham a dor da perda e a alegria de terem conhecido aquela pessoa, tudo isso é irradiado pelo coração dos presentes.

Quando você caminha pelo local e olha dentro do caixão, de repente dá de cara com você mesmo. Este é o seu velório, daqui a três anos. Todas aquelas pessoas vieram homenageá-lo, demonstrar o amor e o carinho que sentem.

Ao sentar-se e aguardar o início do serviço fúnebre, você olha para o programa em suas mãos. Haverá quatro oradores. O primeiro é alguém da sua família, imediata e ampliada - filhos, irmãs, irmãos, sobrinhos, sobrinhas, tias, tios, primos e avós que vieram de diversos pontos do país para seu enterro. O segundo orador é um de seus amigos, alguém que pode dar uma idéia de quem você era, como pessoa. O terceiro orador tem origem em seu meio profissional ou local de trabalho. E o quarto pertence a sua igreja, ou organização comunitária à qual pertença.

Agora pense profundamente. O que dirão estes oradores sobre você e sua vida? Qual o tipo de marido, esposa, pai ou mães que gostaria que fosse descrito? Que tipo de filho, filha ou primo? que tipo de amigo? E de colega de serviço?

Que tipo de caráter gostaria que eles tivessem descrito? Quais as contribuições e conquistas que gostaria de ver recordadas? Olhe cuidadosamente para as pessoas a sua volta. Qual o papel que gostaria de ter desempenhado na vida delas? Dedique alguns minutos para anotar suas conclusões."

Stephen R. Covey

Em Os 7 Hábitos das Pessoas Muito Eficazes (Ed. Best Seller)

Indique esta página para um amigo