Indique este site        
 

BOLETIM

Saiba as novidades do site por e-mail e acesse arquivos exclusivos.

E-mail:

 

OBJETIVOS & DECISÃO

Perfil: Kristie Hanbury

De tetraplégica a - quem sabe -  tetracampeã

A brasileira Kristie Hanbury, até os 17 anos, já tinha sido judoka, jogadora de vôlei, modelo e mãe. Foi então atingida na cabeça por uma porta de garagem de shopping. Teve um edema cerebral, fraturou a 3ª e a 5ª vértebras e a 4ª se deslocou, comprimindo a medula espinhal. Ela ficou tetraplégica em segundos: sem movimentos e sem sensibiliidade no corpo.

Kristie ouviu coisas do tipo "Esquece, você vai ter que se acostumar com sua nova situação", e lhe arrumaram um psiquiatra. Sua resposta foi: "Não, obrigada, não vou não. Não tenho mais nada pra fazer, eu vou morrer tentando. Ou eu consigo ou eu morro."

Apoiada pelo senso de preparação decorrente da experiência de atleta, Kristie iniciou então um programa de recuperação baseado em fisioterapia, estímulos por aparelhos e exercícios. Em seis meses, não tinha obtido ainda nenhum resultado. Ela conta que "Era muito jovem, com muita raiva, e isso me ajudou a insistir." Finalmente, aos poucos, os movimentos foram voltando e; em 2 anos e meio, tinha se recuperado.

Hoje, Kristie é jogadora de pólo, a melhor do Brasil. Fundou o primeiro time de pólo feminino do país, As Amazonas, para disputar torneios aqui e no exterior. Também está praticando remo.

Kristie assim sintetiza sua filosofia de vida e de busca:

"Só disciplina, só empenho, só vontade de lutar não bastam. Se você não tiver amor pelo que você está fazendo, se você não conseguir fazer com diversão, com reverência, com alegria, normalmente as coisas não dão certo."

Virgílio Vasconcelos Vilela

Baseado em matéria do Esporte Espetacular, www.globo.com

Vídeo original em http://gmc.globo.com/GMC/0,,2465-p-M461962,00.html (22/06/2006)

Indique esta página para um amigo

 

 

 

Copyright 2002- Virgílio Vasconcelos Vilela

Permitida a reprodução desde que citados o autor e a fonte (obséquio dar conhecimento)