Saiba as novidades do site.
Seu e-mail:
BOLETIM
Saiba as novidades do site. Seu e-mail: |
Entrevista com um instrutor de FotoLeituraA perspectiva de quem ensina Huáras Duarte é diretor e instrutor da Omnis Mind, que ministra treinamentos de facilitação e aceleração de aprendizado, incluindo FotoLeitura. É engenheiro, administrador de empresas, Trainer em Programação NeuroLingüística, especialista em Brain Based Learning e PhotoReading Master Instructor, certificado pela Learning Strategies Corporation. Foi o primeiro brasileiro credenciado por Paul Scheele a ministrar a técnica no Brasil. 1. Em que consiste o método de PhotoReading? Este método é um conjunto de diferentes estratégias de leitura que visa expandir a capacidade de compreensão e aprendizado do leitor, rompendo os limites que impedem as pessoas de lerem mais e em menos tempo. 2. Qual o objetivo do curso? Formar leitores ativos e eficazes. Ou seja, capacitar as pessoas a viverem tranquilamente em um mundo de excesso constante de informação. O leitor eficaz é aquele que sabe qual a sua real necessidade de informação e conhecimento, que é flexível na hora de ler ao alterar a estratégia de leitura conforme a necessidade e o tempo disponível. O leitor eficaz reconhece que há muita informação desnecessária, por isso é um leitor seletivo. Ele acredita em sua capacidade em processar muita informação e sabe como enfrentar os desafios de conhecimento deste mundo moderno. 3. Qual a metodologia utilizada para a leitura acelerada? Na verdade não é ler rapidamente, mas ler melhor. Com maior interesse, concentração, memória e compreensão. Este método propõe que o leitor tenha o poder sobre a informação e que não seja mais dominado por ela. Para que isto ocorra, o leitor deve ser inquisitivo e ter um objetivo (o que necessito deste material escrito agora?). Em função do objetivo, deve-se estimular o lado direito do cérebro ao se fazer a “leitura não consciente”, usando a técnica chamada FotoLeitura . Isto cria uma “base de dados” não consciente que irá facilitar a compreensão consciente. Depois, deve-se estimular o lado esquerdo do cérebro, lendo o material de uma maneira nova não linear. Fazendo-se uma leitura geral e superficial para depois fazer uma leitura seletiva e objetiva, estando atendo aos detalhes importantes para se atingir o objetivo de leitura.A fim de estimular melhor a memória, essas informações importantes são anotadas utilizando-se a técnica de Mind Mapping (Mapa Mental). 4. Isso não compromete a qualidade da leitura? Muito pelo contrário, torna a leitura mais eficiente e mais rápida. O leitor que utiliza o método do PhotoReading sabe que o seu foco não está no livro, mas na informação que está contida no livro e que será útil para seu aprendizado. E como este leitor é um leitor ativo, ele sabe que pode criar o seu próprio caminho de leitura dentro do livro. Lendo a quantidade suficiente de informação e na ordem que melhor servir a seu propósito de conhecimento. 5. Desde pequenos aprendemos a ler de forma convencional. Obedecendo o começo, meio e fim. O que muda com esta nova metodologia? Muda tudo. Primeiro é necessário entender que a leitura é apenas um meio para obter informação e não mais o objetivo em si. Segundo, que o nosso cérebro é capaz de processar milhões de informações no nível não consciente. E que a melhor maneira de gerar entendimento racional é lidar com a informação não mais da maneira linear, mas de uma visão geral para os detalhes específicos. Terceiro, que sejamos flexíveis no momento de lidar com a informação escrita, ao alterar a estratégia de leitura conforme a necessidade. Por exemplo: imagine aquele romance de quase 400 páginas do seu autor predileto, e que você deseja ler. Qual a melhor estratégia? Sem dúvida nenhuma a leitura convencional, lendo do início ao fim e com muito tempo a disposição. Perceba que nesta situação o tempo não é problema. Por ser uma leitura de prazer o leitor se permite gastar horas e horas com o livro. Porém, se alterarmos o objetivo de prazer para se fazer um resumo, neste caso a leitura convencional é a pior estratégia, pois demanda muito tempo. Você gostaria de gastar 20 horas com um livro para fazer o seu resumo? Com certeza, não. Com o uso do Método de PhotoReading é possível fazer o resumo do livro em até 2 horas. 6. Este curso já foi dado em vários locais, qual a receptividade dos participantes? É muito alta. A necessidade por informação é muito grande, seja por motivo profissional ou pessoal. As pessoas estão ansiosas e impotentes por não saberem como lidar de maneira mais criativa com este problema. Para elas apenas existe a maneira convencional de ler. O Método do PhotoReading apresenta uma solução que vai ao encontro das necessidades das pessoas que vivem neste mundo de excesso de informação. 7. Existe algum fato concreto que prove a eficiência das técnicas utilizadas pelo PhotoReading? No final do curso 95% dos alunos relatam que estão muito satisfeito com a eficácia do método. O último exercício do curso é utilizar todas as estratégias do método em um livro da escolha do aluno. Depois de 1 hora, 80% dos alunos relatam que atingiram o objetivo de leitura e estão satisfeitos com o conhecimento que conseguiram com o livro. Os 20 % restantes dizem que estão no caminho certo, mas precisam de um pouco mais de tempo. 8. Quais as estratégias utilizadas de acordo com o princípio da Aprendizagem Acelerada? A Aprendizagem Acelerada ou Sugestiologia foi criada pelo cientista búlgaro, George Lozanov. Ele pesquisou diversas técnicas de aprendizagem e auto desenvolvimento, incluindo Yoga, Memorização, Hipnose, Relaxamento e até Sleep Learning. O resultado foi a criação do seguinte modelo de Aprendizagem Acelerada, que foi dividido em 4 fases
Paul Scheele, o criador do Método de PhotoReading, Ao estudar e modelar as estratégias de leitura dos bons leitores, organizou-as de acordo com os princípios da Aprendizagem Acelerada, a saber:
9. No mundo onde há tantas informações e um tempo relativamente curto, de que maneira esta metodologia poderia atenuar este problema? O Método do PhotoReading foi criado para solucionar este problema, muito que ler em pouco tempo. Além de oferecer estratégias que os bons leitores utilizam, de uma maneira intuitiva, o método apresenta uma maneira mais ampla e flexível de lidarmos com o excesso de informação. Muitas técnicas de leitura acelerada não funcionam, por não terem um modelo, uma base que lhe dê sustentação. O Método de PhotoReading apresenta um modelo, um novo paradigma de entendermos o nosso processo de aprendizagem. Em cima deste paradigma são apresentadas as estratégias de leitura. 10. Quantas pessoas já fizeram este curso? Ao todo 3000 pessoas, em 8 estados diferentes do Brasil. Além de ter ministrado um curso em Portugal. 11. Depois do curso, há um contato dos participantes com você, para compartilhar novas conquistas ou até mesmo tirar dúvidas? Sim, ofereço aos alunos “suporte após curso”. Que é um contato por e-mail ou telefone para que eles possam tirar suas dúvidas e compartilhar suas conquistas. 12. Como surgiu este método? O psicólogo americano Paul Scheele durante seu trabalho de graduação, um Mestrado em Educação de Adultos, pesquisou diversos sistemas de leitura rápida. Utilizando a Programação Neurolingüística (PNL), ele modelou leitores eficientes, sistemas de aprendizagem acelerada e especialistas em leitura dinâmica. Destes estudos surgiu o Método de PhotoReading. Vide resposta da pergunta 8. 13. Ele é baseado em quê? No aprendizado humano, na Aprendizagem Acelerada e na PNL. O ser humano tem uma capacidade imensa de aprender. Para ilustrar esta capacidade, apenas observe as crianças de até 5 anos de idade. Perceba como elas aprendem. Como pode uma criança totalmente dependente aprender a falar, aprender uma língua, no nosso caso o português, e quando adulta e independente ter grande dificuldade em aprender uma língua estrangeira? A dificuldade não a falta de capacidade, mas nas crenças que temos que limitam nossa capacidade. A idéia do Método não é apenas ensinar estratégias eficazes de leitura, mas romper os limites que criamos que nos impedem de usar melhor nosso cérebro. 14. A quem se destina curso? A todas as pessoas que estão insatisfeitas com a sua maneira de lidar com as informações. Estudantes, professores, engenheiros, médicos, advogados, profissionais liberais que necessitam estar bem informados para seu bom desempenho acadêmico e profissional. 15. Não é arriscado você garantir que com este curso novas oportunidades surgirão? Não é arriscado. Este novo modelo de leitura requer uma mudança na maneira de pensar e entender a leitura e o aprendizado. Porém, esta nova visão não fica restrita a leitura. Ela é uma nova maneira de ver a própria vida. Quando temos uma visão mais flexível e ampla sobre a vida, fica mais fácil perceber as oportunidades. 16. O método de leitura acelerada leva em consideração o potencial intelectual de cada um? Sim. Vide próxima resposta. 17. Partindo do princípio que a mente humana é uma coisa complexa, deduziremos então que cada participante terá um percentual de aprendizagem diferenciada, estou errada? Sim e não. As pessoas chegam ao curso em níveis diferentes, nível intelectual , de abertura ao novo e habilidade com a leitura. Após o curso, todos os participantes sabem como utilizar as estratégias do método, porém o entendimento sobre as bases teóricas do modelo varia de pessoa para pessoa. Este entendimento virá com o uso das estratégias e as dificuldades naturais de se usar algo novo. Por isso que dou suporte após o curso. 18. Por que as pessoas devem fazer este curso? A informação gerada no mundo está crescendo de forma assustadora. O pior é que o acesso a estas informações está cada vez mais fácil, pela internet, lançamento de novos livros, e-learning, etc. Devido a falta de tempo, o nível de ansiedade das pessoas cresce proporcionalmente ao volume de conhecimento que esta pessoa deseja ou necessita ter. Este método apresenta um meio de como lidar com estas dificuldades e se ter uma melhor qualidade de vida, com mais tranqulidade, confiança e conhecimento. 19. O processo acelerado da leitura não afeta no entendimento real da mensagem? Não. O processo só torna o leitor mais responsável pela conhecimento que deseja ter. Reconhecendo o que é supérfluo e quando utilizar o seu precioso tempo com as informações relevantes. 20. Quais os entraves para que um participante não obtenha pelo menos 80% do proposto pelo método? Este curso é direcionado às pessoas que têm coragem de mudar. Pessoas dispostas a repensarem a sua maneira de lidar com a informação, revendo crenças que limitam o aprendizado e abertas ao novo. Quem não se encaixa nestes requisitos tem dificuldade de aprender o Método de PhotoReading. 21. Fatores externos interferem nos resultados? Não. O leitor eficaz também sabe lidar com os obstáculos que porventura podem aparecer: fatores externos, como distrações, telefone, barulho, etc. Fazem parte da vida e o leitor consciente saberá como lidar com estas dificuldades. |
|