Indique este site        
 

BOLETIM

Saiba as novidades do site por e-mail e acesse arquivos exclusivos.

E-mail:

 

SUAS CAPACIDADES

Sobre a seção Suas Capacidades

Beneficie-se mais conhecendo os fundamentos.

Um dos princípios de inteligência que adotamos é:

"Você se torna mais capaz fazendo o que sabe fazer"

Isso pode parecer óbvio, mas tem várias importantes implicações. Por exemplo, quem não sabe fazer nada, não consegue aprender nada. Quanto mais você se capacita, mais pode se capacitar. E se não conseguimos aprender algo, é porque não estamos fazendo o que sabemos.

Como todos aprendemos desde que existimos sem precisar fazer treinamento, devemos dispor de capacidades de fazer coisas desde que nascemos. A essas capacidades chamamos de naturais ou inatas. Não estamos falando somente de capacidades sensoriais, como ver, ouvir e sentir, mas também de capacidades de percepção e pensamento. Assim como um computador vem com um processador capaz de executar um conjunto básico de instruções, memória e alguns programas essenciais, nós também temos que nascer com algo que nos permita começar o processo de aprendizado, capacitação e "configuração", por assim dizer. 

Passamos boa parte da vida aprendendo com essas capacidades sem ter consciência delas. O resultado é que aprendemos e nos tornamos mais capazes, mas às vezes de maneira desorganizada e sem explorar todo o potencial dessas capacidades. Ter consciência das nossas capacidades naturais e e ter modelos mentais sobre elas ricos em possibilidades nos abre muitas alternativas a mais, tanto para resolver problemas - por vezes causados pelo próprio uso dessas capacidades - quanto para realizar.

Por exemplo, temos as capacidades de gerar imagens mentais (pensamento) e visualizá-las de maneiras variadas (percepção). Você pode usar essa capacidade para enxergar deliberadamente um objetivo que irá concretizar e se motivar com isso, ou pode usá-la para enxergar os riscos de seguir certos caminhos. Se visualizar riscos, pode ficar com medo e reduzir sua motivação. Mas se você descobrir que antecipar riscos e lidar com eles é uma forma de garantir melhor que você vai chegar onde quer, terá mais opções.

O propósito desta seção é trazer à luz essas capacidades, tipicamente não ensinadas explicitamente nas escolas, para permitir sua melhor utilização. Sabendo dos seus potenciais, você poderá usá-los com muito mais objetividade e efetividade, ao mesmo tempo em que reduz ou evita muitos dos riscos inerentes ao fato de ter capacidades e poder de realização. As capacidades inatas também são utilizadas em muitas matérias do site.

 

Indique esta página para um amigo

 

 

 

Copyright 2002- Virgílio Vasconcelos Vilela

Permitida a reprodução desde que citados o autor e a fonte (obséquio dar conhecimento)