Indique este site        
 

BOLETIM

Saiba as novidades do site por e-mail e acesse arquivos exclusivos.

E-mail:

 

OBJETIVOS & DECISÃO

Indução do Sonhador

Para definir objetivos de forma livre e criativa

O Sonhador, junto com o Realista e o Crítico, são os integrantes de um processo criativo e realizador completo. O Sonhador define os objetivos, o "quê" será feito. Quanto mais livre for o seu Sonhador, mais você cria, melhor você define objetivos. Esta indução (chamada originalmente de Meditação do Sonhador), de Robert B. Dilts, estimula a liberdade e a criatividade do Sonhador, com um final que emociona. Você pode também fazer algumas pausas em momentos específicos para permitir maior desenrolar dos sonhos.

 

Coloque seu corpo em uma posição confortável e relaxada. Sente-se em uma postura e fisiologia que realmente suportariam sua habilidade de sonhar. Se sua fisiologia fosse capaz de colocá-lo em um estado no qual você poderia realmente deixar sair o sonhador em você, como você estaria se sentando? Para qual direção sua cabeça estaria inclinada? Onde você estaria respirando? Que tipo de tensão muscular você sentiria em seu corpo?

Como seria a qualidade da sua voz interna se você fosse realmente capaz de sonhar? Seria ela excitada e sussurrante? Ou seria apenas som? Talvez ela possa ser encorajante ou questionadora? Ou talvez ela iria soar muito confiante. Sintonize sua voz interna para uma qualidade de voz que conduz você aos seus sonhos e o direciona a eles.

E então você pode começar a visualizar um tipo especial de sonho. Um sonho para o planeta. Se você pudesse criar um belo sonho para o planeta, qual seria? E já que é somente um sonho, você não precisa se preocupar se é possível ou prático. Você pode sonhar livremente. Se você pudesse sonhar sua própria versão de uma utopia, qual seria sua visão? Como a tecnologia se encaixaria neste sonho global para o planeta? O que aconteceria com a guerra?Como suas crianças seriam educadas? Como as pessoas de diferentes partes do mundo se comunicariam umas com as outras? De que maneiras nós usaríamos as ferramentas que temos a serviço do planeta, e das pessoas nele, de forma ecológica e criativa?

Permita ao seu sonho conduzi-lo ao futuro. Como seria a medicina? As pessoas ainda iriam aos médicos como agora? Haveria ainda hospitais? Se você pudesse mudar o mundo apenas por sonhá-lo, visualizando-o, como você transformaria os hospitais e as escolas e as empresas? Como os escritórios do futuro se parecerão? Haverá ainda escritórios? Ou todas as pessoas vão estar conectadas através de suas casas? Como as pessoas viajarão no futuro? Não há necessidade de se limitar à tecnologia de hoje. Imagine que você vive em um planeta onde qualquer coisa que você imagina pode automaticamente se tornar realidade. O único limite seriam os limites da sua imaginação.

Como nós trataríamos os animais e as plantas no futuro? Nós precisaríamos de advogados ou terapeutas? Qual seria o trabalho mais importante no futuro?

Que tipo de música você estaria ouvindo no futuro? Como os museus do futuro vão se parecer? Se você fosse a um museu onde visse coisas de hoje, qual seria a mais divertida para as pessoas do futuro?

O que você poderia sonhar que mudaria o mundo ao máximo? Quais partes das nossas vidas têm o maior espaço para mudar?

Imagine que você poderia mudar o mundo por meio de algo que você mesmo fez. Sonhe sobre o que você faria, e o que poderia mudar no mundo.

E deixe sua mente inconsciente continuar o sonho da maneira mais apropriada para você – de uma maneira que lhe proporcione um senso interior de prazer, excitação e esperança.

Então, por um momento, permita que sua mente se desloque do futuro para o passado. Pense no que viveu e encontre um tempo em que um sonho se tornou realidade para você. Lembre-se de algo que em algum momento foi apenas um sonho para você. Mais tarde, você descobriu que de alguma maneira ele se tornou realidade.

Por exemplo, vinte anos atrás, quando eu estava iniciando meu envolvimento com PNL, eu tive um sonho de que talvez algum dia, pessoas criativas, inteligentes e comprometidas estariam juntando forças, compartilhando um interesse comum e um entendimento da mente e das estratégias dos maiores gênios do mundo; e que elas estariam trabalhando juntas para mudar o mundo. Lendo este texto, você se tornou uma parte da realização daquele sonho.

Houve um tempo, muitos anos atrás, em que minha mãe não esperava viver mais seis meses. Eu tive um sonho de que talvez fosse possível para ela encontrar seus próprios recursos interiores e curar-se, de uma maneira que não se pensou ser possível antes. Hoje, ela é outro de meus sonhos que se tornou realidade.

Meus filhos são certamente um sonho que se tornou realidade para mim. E talvez cada um de vocês teve sonhos que se tornaram realidade. E talvez, se você encontrar um, vai começar a compreender, "Sim, há outro!" Talvez existam até mesmo sonhos tornados realidade, e você se esqueceu de que eram apenas sonhos em algum momento da sua vida, porque eles são agora somente realidade normal – mais um dia comum no paraíso.

E talvez nós tenhamos uma competência inconsciente como indivíduos ou como um grupo de pessoas que podem tornar realidade os seus sonhos, se pudermos dar a nós mesmos a permissão de sonhá-los.

Enquanto você olha para o mundo à sua volta, repare quantas das coisas que você vê são, na verdade, sonhos que se tornaram realidade; o cômodo onde você está, a luz elétrica sob a qual você pode estar lendo, a cadeira onde você está se apoiando, o mouse que pode estar segurando em suas mãos. Todas essas coisas foram em algum momento apenas um sonho na mente de alguém, mas agora elas existem de verdade.

Nós vivemos em um mundo de sonhos que se tornaram realidade. Talvez você mesmo tenha ajudado outros a tornarem os seus sonhos realidade. Talvez você seja o sonho de alguém que se tornou realidade. Talvez seus pais tenham sonhado com você antes de você nascer. Talvez você tenha entrado na vida de alguém no exato momento em que eles precisavam de alguém como você.

Assim, cuide com carinho dos seus sonhos. Trate com carinho aqueles sonhos que se tornaram realidade. E à medida que você retorna ao presente na velocidade mais apropriada para você, talvez possa sentir-se apoiado naquela posição excitante, no limiar de um novo sonho. Atrás de você estão os sonhos que se tornaram realidade. À sua frente estão os novos sonhos, que dão à sua vida significado.

Robert B. Dilts

No livro Strategies of Genius vol. III

Tradução: Virgílio Vasconcelos Vilela

Veja também:

Suas Capacidades: Indução lingüística

Cotidiano: Indução dos ciclos da vida

Aprendizagem: Indução do apoio à aprendizagem

Criatividade: Desenvolvendo o Sonhador - Walt Disney

Indique esta página para um amigo

 

 

 

Copyright 2002- Virgílio Vasconcelos Vilela

Permitida a reprodução desde que citados o autor e a fonte (obséquio dar conhecimento)