Indique este site        
 

BOLETIM

Saiba as novidades do site por e-mail e acesse arquivos exclusivos.

E-mail:

 

SUAS CAPACIDADES

Conceitos

Poderosa ferramenta quando associada a ações

Você certamente entende o que significa a palavra "televisão". Mas já parou para pensar em quanta informação está associada a essa palavra? O aparelho, seu funcionamento geral, de onde vêm as imagens e sons, como vêm, como são produzidos, artistas e locutores famosos, o que você já assistiu, o que prefere, o que gostaria de ver. E não é só isto: podem também estar associadas a essa idéia emoções variadas sobre o televisor (por exemplo, se você deu uma topada nele e doeu), sobre programas específicos (gosta, não gosta), sobre artistas específicos... É um bocado de informação, que você trata em níveis mais genéricos ou mais específicos conforme a situação, mas que para você fazem sentido a partir de uma única idéia.

Esse é o poder dos conceitos e das idéias, decorrente da capacidade que temos de tratar grandes blocos de informações como um único. Certamente é por isto que Robert Dilts disse que "uma palavra vale mais que mil imagens"!

Além de poder ser usado para a compreensão, um conceito pode ser usado para a ação. No caso da televisão, por exemplo, você tem alguns comportamentos que podem ser executados, ou seja, algumas possibilidades: ligar, desligar, assistir, trocar de canal, alterar características da imagem, assistir vídeo. O poder de um conceito fica aumentado quando temos alternativas de ação associadas a esse conceito. Isto ocorre mesmo nos conceitos abstratos. Quais são para você as ações associadas a "amor"? E a "relaxamento"?

Há uma espécie de lei, determinada empiricamente, que diz que somos capazes de tratar entre 5 e 9, média 7, unidades de informação de uma vez. Supondo que isto é verdade, e considerando-se essa capacidade de lidar com conceitos, podemos na verdade estar considerando milhares de coisas ao mesmo tempo, desde que estruturadas e organizadas em até 9 idéias.

A própria idéia de "conceito" é um conceito. Uma pessoa pode ter associadas a essa idéia outras idéias como "teoria", "filosofia" ou "sem valor prático". Aqui acreditamos e mostramos que os conceitos podem ser úteis, quando podemos associar a cada um ações que os colocam a serviço dos nossos propósitos.

Todo conceito tem um significado. Uma outra forma de um conceito ser útil é quando de repente descobrimos que um conceito pode ter outros significados mais úteis, o que é chamado de ressignificação. Quando você muda ou enriquece seus significados, isso lhe abre novas possibilidades. Por exemplo, o treinador de basquete John Wooden  entendia "sucesso" assim:

"Sucesso não significa vencer alguém, é a paz de consciência que vem da satisfação de saber que se fez o melhor possível".  

Imagine por um momento o que pode mudar na vida de uma pessoa se ela "compra" esse significado e passa a usá-lo como referência de sucesso.

O conceito, portanto, conforme aplicado neste site, é uma estratégia de integração de pensamentos, idéias, emoções e ações. Sempre que encontrar um, tenha a certeza de que ele pode estar lhe trazendo novas possibilidades!

Virgílio Vasconcelos Vilela

Exemplos de matérias com conceitos e idéias para sua aplicação:

Cotidiano: Consciência situacional

Objetivos & Decisão: Feedback - o café da manhã dos campeões

Inteligência Emocional: Depressão - doença ou capacidade?

Indique esta página para um amigo

 

 

 

Copyright 2002- Virgílio Vasconcelos Vilela

Permitida a reprodução desde que citados o autor e a fonte (obséquio dar conhecimento)